segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Esporte e Psicologia: uma parceria que pode dar certo!

O projeto PsiEduca é resultado de uma parceria entre Educação Física e Psicologia, que tem por objetivo efetivar a implantação de um trabalho de Psicologia Esportiva.

Mas qual é a relação da Psicologia com o Esporte?
Esporte e Psicologia começaram a ter uma relação mais estreita no final do século XIX, quando alguns estudiosos resolveram pesquisar os efeitos dos aspectos psicofisiológicos sobre as atividades físicas e esportivas. Daí por diante ocorreu uma evolução, pois pesquisadores, instituições e laboratórios deram suporte necessário para que a Psicologia do Esporte tivesse sua inclusão definitiva no cenário competitivo.

O que faz um Psicólogo do Esporte?
O Psicólogo do Esporte, em uma perspectiva mais ampla, toma parte do processo de preparação geral das comissões técnicas e dos atletas, criando programas de treinamento e medidas de intervenção psicológica.
Sendo assim os principais objetivos do PsiEduca são:
· Auxiliar comissão técnica e atletas frente às dificuldades psicológicas e sociais;
· Contribuir na preparação psicológica e na otimização do rendimento das atletas de futsal;
· Ajudar emocionalmente as atletas nas fases de insegurança ou desequilíbrios emocionais que possam enfrentar influenciando o baixo rendimento no grupo;
Atualmente, sendo o Brasil escolhido como sede das Olimpíadas e da Copa do Mundo, a Psicologia Esportiva vem ganhando mais visibilidade, de forma que um trabalho bem sistematizado fornecerá suporte e potencializará a atuação das comissões técnicas bem como a atuação dos atletas em geral.
Uma instituição que acredita em um trabalho diversificado, atual e em total crescimento pode ganhar mais visibilidade e usufruir dos resultados, ganhando assim repercussão de seu nome desde as esferas municipais, regionais, estaduais até as esferas no âmbito nacional.

Equipe PsiEduca
Estagiárias de Psicologia Unisalesiano - Lins:
Thaísa Cunha
Viviane Ap. Dias Pereira

Orientadora:
Ana Elisa S. B. de Carvalho
 C.R.P. 06/72356

2 comentários:

  1. Adorei o blog! Sorte ao PsiEduca. Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Trabalho muito interessante, inovador e com um diferencial necessario afinal somos do país do futebol, IUAHIUHAHAIUHAI, muita sorte e sucesso.

    ResponderExcluir