segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

E que venha 2011...

            Atual estudante do IXº semestre de Psicologia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, meu nome é Thaísa Êmile Santos Cunha e faço parte da equipe do Projeto PsiEduca.
            Desde muito cedo estive ligada ao esporte, comecei a praticar futsal no colégio com o time de garotos mais ou menos aos dez anos de idade, e daí por diante onde existia um grupo de crianças praticando esportes lá estava eu, experimentei vôlei, basquete, handebol, atletismo entre outras modalidades, mas foi no futsal que passei bons anos como praticante assídua, embora nunca tenha jogado profissionalmente.
            Na minha infância a prática do futebol e do futsal por garotas era praticamente inexistente, então o jeito era jogar com os garotos, e ao contrário do que possam imaginar eu era bem aceita e respeitada no meio deles.
            Quando tinha dezesseis anos disputei meu primeiro campeonato pelo colégio que estudava (Censa – Lins) e jogando por esse time fui convidada para integrar a equipe de futsal feminino da cidade de Lins. Estava lesionada, mas em menos de quinze dias já estava treinando para o time da cidade. A adaptação foi difícil, estrutura precária e falta de apoio, mas a vontade de jogar falava mais alto.
            Quando estava prestes a fazer dezoito anos estava entrando na faculdade e já não podia treinar como antes, então desde essa época sempre pensei na possibilidade de aliar Psicologia e Esporte na minha vida profissional. Em 2009 essa vontade ficou ainda mais forte e então, no início de 2010, decidi abandonar os treinamentos de futsal, e enfatizar vontades e planos acadêmicos.
            Mais ou menos no começo de 2010 enquanto procurava material sobre Psicologia e Esporte na biblioteca do Unisalesiano encontrei com Viviane que questionou sobre o que eu estava procurando, e então decidi contar sobre o que tinha em mente, e desde então as idéias sobre um projeto nesta área começaram a tomar um plano concreto.
            Um esboço do que mais tarde seria o Projeto PsiEduca começou a tomar forma nesta época, mas tínhamos outro “problema”, precisávamos de alguém para nos orientar, e quem nos concedeu espaço, nos ouviu pacientemente e mais tarde foi convidada para fazer parte do projeto foi a Professora e Mestre Ana Elisa Silva Barbosa de Carvalho.
            O nome foi dado com a finalidade de juntar a Psicologia com Educação, Orientação, e então o projeto foi nomeado por mim como: PsiEduca.
            A Psicologia é uma ciência abrangente que tem muito a contribuir com as ciências do esporte e do exercício. Acredito no PsiEduca como um instrumento de pesquisa com a finalidade de colaborar, orientar e transformar a área de Psicologia Esportiva. 
 ( Thaísa Ê. S. Cunha )

       Deixe sua opinião ou escreva para o e-mail do projeto: psieduca@hotmail.com 


3 comentários:

  1. Thaísa que bacanaa esse trabalho, me lembro uma vez que lhe encontrei e até falamos sobre a futura "psico do esporte" da nossa faculdade rss
    Fico feliz que tenha aliado duas paixões tão grandes em só objetivo!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. eai thaisa é o tom. parabens pelo blog...achei bem legal esse trabalho! eu que tambem ja fui atleta priofissional sei como o esporte precisa de um trabalho junto com a psicologia...o atleta sofre muita pressao psicologica tanto para treinar como para mostrar resultados, entao o qnto mais a psicologia estiver se direcionando para o esporte melhor sera a evoluçao e o desenvolvimento do atleta. parabens !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua iniciativa Thaísa, são atitudes como a sua que faz toda a diferença.

    No Facebook da Secretaria Psicologia do Esporte, sempre estamos postando umas matérias bem legais, umas de autoria do João Ricardo, outras de alunos e por aí vai!

    Posso divulgar seu blog no nosso facebook?

    Abraços,

    Josiane

    ResponderExcluir